Outubro é o mês dedicado à conscientização do câncer de mama. A mamografia digital é fundamental para o diagnóstico precoce, que pode aumentar as chances de cura em até 95%.
O diagnóstico precoce do câncer de mama é fundamental porque permite identificar a doença em estágios iniciais, quando o tumor ainda é pequeno e não se espalhou para outras partes do corpo. Nessa fase, os tratamentos são menos invasivos, logo mais eficazes e preservam melhor a qualidade de vida da paciente.
Como surgiu o Outubro Rosa?
O Outubro Rosa surgiu na década de 1990. A cor rosa foi escolhida para simbolizar a feminilidade, delicadeza e ao mesmo tempo a força das mulheres na luta contra a doença, tornando-se um movimento mundial. A campanha tem como objetivo conscientizar o público feminino sobre as mudanças habituais das mamas em diferentes momentos da vida e principalmente alertar quais mudanças podem indicar sinais da doença.
Principais sintomas do câncer de mama
Conhecer o próprio corpo é fundamental, principalmente para identificar precocemente qualquer alteração suspeita. Alguns sinais de alerta que merecem atenção:
- Nódulo ou caroço na mama ou axila.
- Alteração no tamanho ou formato da mama.
- Pele da mama avermelhada, retraída ou com aspecto de casca de laranja.
- Alterações no mamilo (retração, inversão).
- Secreção pelo mamilo, especialmente se sanguinolenta.
- Inchaço em parte da mama.
Ao notar qualquer uma dessas alterações, procure imediatamente um médico e realize os exames necessários.
Como é feito o exame de mamografia digital?
Na Blume trabalhamos com a mamografia digital, que é o padrão-ouro no rastreamento do câncer de mama. Este exame é capaz de detectar alterações precoces, mesmo antes de qualquer sintoma aparecer, sendo fundamental para aumentar significativamente as chances de cura.
O aparelho moderno de raio-x comprime a mama suavemente entre duas placas por alguns segundos durante a mamografia digital.
Logo após esse procedimento já é possível visualizar imagens de alta resolução, permitindo assim que os especialistas façam uma interpretação mais precisa e segura para o diagnóstico.
Comparada à mamografia convencional, a mamografia digital oferece maior clareza e precisão nos resultados. Além disso, detecta alterações precoces que o exame convencional ou o toque manual muitas vezes não perceberiam.
Qual idade recomendada para a realização do exame?
Mulheres a partir dos 40 anos devem realizar o exame de mamografia digital anualmente. Mulheres com histórico familiar de câncer de mama, especialmente em parentes de primeiro grau (mãe, irmã ou filha), devem começar mais cedo, geralmente aos 35 anos.
Antes dos 35 anos, as mamas tendem a ser mais densas. Essa densidade pode dificultar a visualização de possíveis alterações na mamografia, tornando o exame menos preciso nessa faixa etária. Por isso, em mulheres mais jovens, o médico pode optar por outros exames complementares como ultrassom mamário ou ressonância magnética.
Mulheres com próteses de silicone podem realizar a mamografia digital normalmente. No entanto, é importante informar ao especialista antes da realização do exame digital, para que ele possa ajustar adequadamente a compressão do aparelho, assim diminuindo o risco de ruptura ou danos à prótese.
Preparação para o exame de Mamografia Digital:
- No momento da examinação, você precisará retirar as roupas da parte superior do corpo, em seguida um avental será disponibilizado para se cobrir durante o procedimento.
- Durante o exame, o técnico posicionará suas mamas no aparelho e as comprimirá suavemente entre duas superfícies por poucos segundos. Normalmente o profissional faz duas imagens de cada mama.
- Logo após o exame, você poderá retornar às suas atividades do dia a dia sem restrições.
Simples e rápido. Os especialistas vão avaliar suas imagens e em breve você terá acesso aos resultados.
Na Blume, você encontra equipamentos de última geração aliados ao atendimento humanizado de profissionais experientes. Cuidamos da sua saúde com a precisão que você merece e o acolhimento que faz toda a diferença.